quinta-feira, 23 de maio de 2013

“Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta...”(Juízes 5:12)

DÉBORA
O chamado de Deus é marcar a sua geração demonstrando a presença de Dele em sua vida e fazer de você um ser agente transformador e edificador da sociedade, falando do amor de Jesus Cristo.
Entender o chamado de Deus é vencer os próprios limites. No entanto, os desafios e os riscos acabam sendo obstáculos para aqueles que querem seguir o propósito de Deus e com o tempo acabam vivendo apenas expectativas frustradas.
Acreditamos que a Bíblia é a palavra de Deus e devemos atentamente ouvir a Sua voz. A humanidade foi marcada através de grandes homens que entenderam o chamado de Deus e se prontificaram de fazer exatamente o que Deus ordenou, sendo fiel e cuidadoso com seu compromisso. No antigo testamento, homens como Noé, Abraão, Moises, Davi e outros serviram a Deus e através de suas vidas podemos obter grandes ensinamentos. No entanto, Deus nos revela uma mensagem grandiosa e chama atenção no livro de Juízes, época que marca a presença de Deus governando seu povo. Período difícil, pois os filhos de Israel caiam em idolatria e pecados constantemente e clamavam ao Senhor para fazer novo conserto. E para isso, o Senhor levantava juízes para interceder pelo povo. ”Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do SENHOR; mas eles assim não fizeram (Juízes 2:17). No entanto, o Senhor era com os juízes “E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livravas da mão dos seus inimigos.”(Juízes 2:18) .
E assim, sucessivamente, quando morria o juiz, tornavam a se corromper fazendo o que parecia mal aos olhos do Senhor e novamente estavam cativos nas mãos dos inimigos. Distantes de Deus clamavam! Levantava-se, então, outro juiz chamado por Deus, homem ou mulher! Sim, uma mulher que marcou a história e merece destaque: Débora. “E, Débora, mulher profetiza, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.”(Juízes 4:4) Naquele tempo!Tempos de homens guerreiros, valentes, sociedade governada por homens. De acordo com a história da humanidade as mulheres não tinham poder de liderança. Realmente o capítulo 4 e 5 de juízes é um grande ensinamento de Deus para nós mulheres.
Durante 20 anos, o rei de Canaã, Jabim e o capitão de seu exército, Sísera, oprimiam os filhos de Israel violentamente. Os filhos de Israel dirigiram-se a uma juíza e profetisa cujo nome era Débora, nome de origem hebraica que significa "abelha", as abelhas têm características que agradam a Deus, são habilidosas, trabalham de forma precisa, realiza suas atividades com perfeição, comunicam-se bem, Versáteis, mas focadas em resultados. Pediram-lhe que intercedesse diante de Deus por eles. Ela orou e a sua oração foi ouvida.
Débora, profetisa de Senhor, chamou a Baraque e profetizou a libertação do povo de Israel. “E atrairei a ti para o ribeiro de Quisom, a Sísera, capitão do exército de Jabim, com os seus carros, e com a sua multidão; e o darei na tua mão. (Juízes 4:7). Um desafio para Baraque, porém ele não teve a visão, não se prontificou de ir à frente e fazer o que Deus determinou. Às vezes é difícil para as pessoas confiarem e crerem que realmente a ordem vem de Deus. No versículo 8 do capítulo 4 entende-se que Baraque não estava muito confiante. “Então lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei.”
Indignada com a atitude de Baraque, Débora levantou-se e prontificou-se. “E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra da jornada que empreenderes; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou, e partiu com Baraque para Quedes.” (Juízes 4:9)
A batalha foi travada e vencida! Porém, Sísera fugiu a pé e foi para as mãos de Jael, mulher enviada por Deus para se cumprir a profecia de Débora. Os filhos de Israel foram libertos e Débora cantou louvares ao Senhor para agradecer.
É admirável a história de Débora. Mulher que exercia o ministério que Deus determinou para ela. Débora usava os seus dons espirituais, era uma profetiza, sabia ouvir a voz de Deus e transmiti-la. Mulher guerreira que não foge da luta e se dispõe a ajudar porque confiam no Senhor.
Para o crescimento da igreja de Jesus Cristo precisa-se de mulheres que exerçam seus dons espirituais. Precisa-se de mulheres dispostas, corajosas que se apresentam à luta e resistem ao comodismo. Precisa-se de mulheres que agradeçam, que cantem louvores ao Senhor pelas vitórias conquistadas e resistem às murmurações. A igreja de Jesus Cristo precisa-se de mulheres como Débora.
“Desperta, desperta, Débora, desperta, desperta...”(Juízes 5:12)
Silvia Duarte
Igreja Batista Emanente

12 comentários:

  1. Amada, vocês tem reuniões do Desperta Débora em sua Igreja?
    Méri Magaldi Carreiro, Curitiba
    email mericarreiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. ameiii ...👐👏👏👏👏 Glória a Deus

    ResponderExcluir
  3. É através do conhecimento do evangelho, que eu vou me fortalecendo no chamado de Deus para mim. Aleluia.!

    ResponderExcluir
  4. É através do conhecimento do evangelho, que eu vou me fortalecendo no chamado de Deus para mim. Aleluia.!

    ResponderExcluir
  5. Debora deixou exemplo pra nós mulheres nos dias atuais

    ResponderExcluir
  6. Eita glória...aprendi bastante hj,irei ministra em uma campanha "mãe de joelhos e filhos de pé" e essas palavras me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  7. Maravilha de texto e ajuda para mim, Deus sabe dextudo e vê o nosso coração como está. Eu vou ministrar sobre essextexto e essa reflexão vai me ajudar a caminhar e ir estudando sobre a historia, estou grata chegou na hora certa. Obrigada e bom dia!👍🙏🙂

    ResponderExcluir
  8. Glória a Deus e forte amém Boa tarde Apaz do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir